'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Marques Mendes

O comentador decidiu candidatar-se a Presidente da República, razão pela qual abandona a antena.
06 de fevereiro de 2025 às 07:00
Luís Marques Mendes
Luís Marques Mendes Foto: Cofina Media

Numa era televisiva cada vez mais acelerada e vertiginosa, são raros os programas que sobrevivem durante 12 anos.  Quando falamos da difícil arte do comentário, maior e mais acelerado é o desgaste. O fim do comentário televisivo, ao domingo, de Marques Mendes, é, por isso mesmo, um facto digno de registo e que merece ser destacado.

O comentador decidiu candidatar-se a Presidente da República, razão pela qual abandona a antena. Fez bem. Continuar, nestas circunstâncias, ou mesmo adiar a decisão para permanecer no ar, seria sinal de que tentava aproveitar-se do tempo de antena para fazer campanha. Assim, é tudo claro e transparente.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

A emissão de despedida, domingo passado, teve a grandeza própria das grandes ocasiões, com entrevista à chegada, agradecimentos e homenagens, reportagem na terra natal de Marques Mendes, elogios sinceros à pivot e à equipa. No universo televisivo, fica agora a grande dúvida: como irá a SIC preencher este vazio num horário tão relevante como o domingo à noite?

Audiências

A Subir

Clara de Sousa

No fecho do seu comentário na SIC, Marques Mendes agradeceu à jornalista que mais o acompanhou no estúdio, nos últimos anos. Fica o elogio merecido. Substituir o comentador vai ser um desafio para a SIC.

A Subir

Paulo Portas

Depois da saída do comentador da SIC, passa a ser o decano de domingo à noite, e com terreno aberto para colocar na liderança o jornal da TVI, aos domingos.

A Descer

José Fragoso

O seu percurso como líder da RTP é digno de elogios, pela resiliência no serviço público. Porém, a decisão de manter a seleção de andebol na RTP2 até à meia-final foi errada.

Programação

Estrelas do futuro

A campanha da seleção nacional de andebol no Mundial da Noruega aproximou os portugueses da modalidade. Sonhámos com o título, e o quarto lugar final abre a esperança de grandes feitos no futuro, sobretudo por causa dos prodigiosos irmãos Costa, as estrelas emergentes do desporto português. A RTP rendeu-se na meia-final e mudou os jogos para o canal 1. Foram várias oportunidades perdidas para o primeiro canal por causa da má decisão de colocar os jogos iniciais na RTP-2.

Informação

Sobrinho

A SIC tem uma tradição em grande reportagem que se empenha em manter. O trabalho coletivo, apresentado esta semana no Jornal da Noite, sobre a Global Media, descobre o alegado investidor-mistério no grupo de comunicação social. Tecnicamente, a reportagem é exemplar. No conteúdo, fica, no final, a sensação de que faltou ali algo. Os próprios jornalistas o sentiram, eventualmente, quando se questionam o motivo pelo qual Álvaro Sobrinho lhes deu uma entrevista a confirmar tudo.

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável