'
FLASH!
2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Refresh no 10 de Junho

Todos os anos, as cerimónias do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas são um aborrecimento televisivo. Este ano, a ideia de convidar um jovem de Portalegre que faz comentários na televisão e nos jornais teve o mérito de fazer o País falar sobre o assunto.
21 de junho de 2019 às 07:00
João Miguel Tavares, discurso, 10 de junho, dia de Portugal, Portalegre
João Miguel Tavares, discurso, 10 de junho, dia de Portugal, Portalegre Foto: Cofina Media

Faça o leitor este exercício: quantas vezes recebeu mensagens sobre o 10 de Junho? Ao longo das nossas vidas quantas vezes falámos sobre as celebrações do Dia de Portugal, seja em jantares de amigos, seja em conversas nas redes sociais, seja no café matinal do emprego? Provavelmente, isso nunca aconteceu.

Até hoje. As comemorações do Dia de Portugal são, desde sempre, uma enorme maçada. Ano após ano, os espectadores aborrecem-se em sucessivas transmissões televisivas, em que a generalidade dos canais, ditos de informação e não só, se mimetizam uns aos outros, dando uma nova e redutora dimensão ao conceito de liberdade de imprensa.

Seja por falta de coragem editorial, seja por falta de imaginação, os discursos e os desfiles militares pouco ou nada dizem aos portugueses, sobretudo às novas gerações. Mas eis que, este ano, no topo da hierarquia do Estado, o Presidente da República convidou um jovem comentador político para fazer um discurso nas cerimónias oficiais.

Estou a falar de João Miguel Tavares, cuja foto fica aqui para quem não conhece. O efeito do discurso terra-a-terra de João Tavares foi o de adicionar impacto a uma cerimónia vetusta e cinzenta. Tal como todos os anos, não teve grande audiência televisiva. Só que, desta vez, teve enormes consequências no "passa-palavra" posterior. Creio que o Presidente Marcelo vai reincidir no ano que vem. Trazer uma voz da sociedade civil para o interior do protocolo do poder é uma receita segura para refrescar a democracia.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

Será o maior Mundial de sempre

Será o maior Mundial de sempre

Mais de 4 mil quilómetros e quase 6 horas de voo separam algumas das sedes do Mundial, uma distância superior à largura de toda a Europa, de Lisboa à Rússia ou aos Urais. Para a televisão portuguesa, este será um Mundial complexo, por causa da diferença horária.
Na linha da meta

Na linha da meta

Mesmo que volte a ganhar, a SIC não vai esquecer tão cedo a forma como perdeu o mês de setembro. É sempre preciso trabalhar até ao fim. Nenhuma vitória acontece antes da linha da meta.
Mourinho Superstar

Mourinho Superstar

A presença de Mourinho no futebol português aumenta o valor da liga, acrescenta interesse internacional, e fará necessariamente aumentar as audiências dos jogos e de todo o espetáculo em redor da competição.
TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável