'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Francisco Moita Flores
Francisco Moita Flores Piquete de Polícia

Notícia

Quase satânico

Foi o Papa Francisco quem o disse. A violência contra as mulheres, em ambiente doméstico, é um comportamento quase satânico. E tem razão. É a época indicada para o Sumo Pontífice trazer este assunto à baila. Sobretudo, quando passaram quase dois anos sobre o início da pandemia e o Mundo se transfigurou no que respeita às limitações sanitárias impostas. As mulheres vítimas dos companheiros ficaram mais expostas e vulneráveis. Foi-lhes dificultado o acesso às autoridades policiais. O confinamento funcionou contra elas.
26 de dezembro de 2021 às 06:00
Papa Francisco
Papa Francisco

Foi o Papa Francisco quem o disse. A violência contra as mulheres, em ambiente doméstico, é um comportamento quase satânico. E tem razão. É a época indicada para o Sumo Pontífice trazer este assunto à baila. Sobretudo, quando passaram quase dois anos sobre o início da pandemia e o Mundo se transfigurou no que respeita às limitações sanitárias impostas.

As mulheres vítimas dos companheiros ficaram mais expostas e vulneráveis. Foi-lhes dificultado o acesso às autoridades policiais. O confinamento funcionou contra elas. Quer no que respeita à capacidade de procurar apoio, quer no que respeita ao maior controle que os agressores exerceram sobre as vítimas. Mais desprotegidas por maior dificuldade de acesso a familiares, amigos, instituições de ajuda. Mais expostas aos seus carrascos com quem passaram a conviver com maior interdependência.

Tão expostas ao poder quase satânico dos seus carrascos que, de certeza, os números mais robustos desta criminalidade obscena são desconhecidos, por todos os motivos anteriormente referidos, mergulhando nas cifras negras do desconhecimento.

E neste tempo de festa, em que se reúnem famílias, em que o álcool é consumido em maior abundância, em que já são evidentes as consequências mentais de tão prolongado confinamento, os números de agredidas e de assassinadas tende a aumentar.

Fez bem o Papa Francisco em revelar a sua compaixão, e repúdio, por esta tragédia social. Aproxima-o, e aproxima-nos daqueles que mais sofrem em todos os estratos sociais. Encorajou à denuncia por parte das ofendidas, estimulou-as à resistência ao apostrofar quem assim procede de se afastar dos valores essenciais do amor e da igualdade.

É importante que o Natal seja um anúncio da Paz. De Paz e de Amor. Sem trincheiras. Sem diferenças e partilhados por todos, longe de comportamentos quase satânicos. E contra eles.

É assim que vos desejo um Feliz Natal. Para que os valores que agora celebramos, se perpetuem no tempo até nos encontrarmos no próximo Natal.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de Piquete de Polícia

Agressão com amor

Agressão com amor

Juraram e viveram promessas de amor, fizeram de filhos, construíram vidas e, mais cedo ou mais tarde, começa a agressão.
O inferno

O inferno

Os governos, os sucessivos governos, seja qual for a cor da sua bandeira, passam pelos fogos como cão por vinha vindimada.
Afogamentos

Afogamentos

A esmagadora maioria dos óbitos, ocorridos no mar e em rios, acontece em locais sem controlo de vigilância e sem ajuda.
Absolvição

Absolvição

A tese que defendia que ele [Fernando Valente] assassinara Mónica Silva morreu na sala de julgamento.
A Operação Marquês

A Operação Marquês

Tenho ficado perturbado com os comícios que Sócrates gerou à porta do tribunal.
O ataque nuclear

O ataque nuclear

A ameaça nuclear tem como finalidade, mais do que o eventual uso da bomba, o medo.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável