
A partir de domingo "A Portuguesa" volta a ouvir-se bem alto, desta vez, na longínqua Rússia. Tal, como em França, Cristiano Ronaldo e companhia procuram vencer pela primeira vez uma competição importante: a Taça das Confederações.
O capitão da Seleção Nacional quer muito ganhar este troféu e essa motivação, só por si, já é suficiente para galvanizar as tropas e um povo que respira futebol.
Fernando Santos, o treinador da turma das quinas ainda não disse que só vem para casa depois de dia 2 de julho, a data marcada para a grande final, no Zenit Arena, em São Petersburgo. Mas também não precisa. É com isso que cada um dos portugueses conta, ainda com o golaço do Eder na memória.
Temos tudo para vencer esta competição. Talento, garra e o melhor jogador do mundo, o homem cujos pergaminhos enquanto jogador de futebol, já lhe reservaram um lugar entre os deuses.
Cristiano Ronaldo, à semelhança de praticamente todas as fases finais em que veste a camisola da Seleção Nacional, volta a ter de recorrer a nervos de aço para não se deixar abater.
Quando não são as lesões, acabam por surgir notícias sobre a vida privada que fazem estrondo e abrem notíciarios do mundo inteiro.
Sob o português paira agora uma nuvem de suspeição, lançada pela justiça espanhola, relacionada com úma eventual fuga ao fisco no valor de 14, 7 milhões de euros. CR7 desmentiu e de dedo em riste sobre os lábios já enviou a mensagem a quem de direito.
Mais uma vez, será através da televisão, que a maior parte dos adeptos lusos irão viver as emoções deste "mini-mundial". Na CMTV, a participação dos campeões da europa está a ser acompanhada ao segundo pela equipa de desporto para que toda a informação chegue, sem reservas, à casa de milhares de telespetadores.
Horas antes de partir para a Rússia pedi ao nosso enviado especial, João Pedro Oca, para trazer o caneco. O sonho, por mais etéreo que seja, faz parte da vida e é tanto de cada um de nós portugueses. Que os deuses do futebol estejam convosco. Portugal allez!