Rainha Sofia em xeque! Funcionária com deficiência acusa Casa Real espanhola de "assédio contínuo"
Manuela exige mais de 80 mil euros de indemnização.Uma funcionária com deficiência está a processar a Casa Real espanhola. A notícia é avançada pelo 'Es Diario', que garante que este vai ser um julgamento sem precedentes e que já está a manchar a imagem da família real e, especificamente, da rainha emérita Sofia.
Isto, porque se trata da empregada de limpeza do anexo do Palácio da Zarzuela onde mora a mãe do rei Felipe VI.
Manuela, de 55 anos, viu a vida mudar em 2022 quando um acidente de trabalho e várias cirurgias a deixaram com 33% de incapacidade física. Desde então, segundo relata, tem sido vítima de "assédio contínuo" no Palácio.
A trabalhadora alega que os seus direitos fundamentais foram violados: os de igualdade, integridade física e moral e proteção judicial efetiva. Por isso, decidiu recorrer à Justiça e está a exigir uma indemnização de 82.931 euros.
Durante as primeiras audiências, houve opiniões contraditórias. Colegas de limpeza e membros do sindicato apoiaram a versão da queixosa, mas a governanta do Palácio, por exemplo, negou tudo.
Manuela relata uma alegada marginalização e falta de adaptação da sua posição às suas limitações físicas.
Enquanto se aguardam mais desenvolvimentos, esta é sem dúvida uma situação é desconfortável para todos e que pode vir a manchar a imagem da família real espanhola.