A má decisão que pode custar a coroa a Felipe! Reis de Espanha demoraram 5 dias para visitar vítimas da tragédia de Valência
Felipe VI e Letizia tardaram a viajar para a zona afetada pela depressão DANA que arrasou localidades e matou dezenas de pessoas. Já se sabem as razões desta demora que tanta ira e indignação causou entre as vítimas.
Estava tudo pronto para que os reis viajassem de Madrid para Valência, a zona de Espanha duramente afetada pela depressão DANA que provocou destruição e morte à sua passagem. Só que Felipe e Letizia acabaram por só dar a cara junto das vítimas cinco dias após a tragédia.
A receção não poderia ser mais hostil para com os reis. Foram insultados, ameaçados e até lhe foi atirada lama. Os habitantes de Paiporta, uma das localidades mais castigadas por este fenómeno natural consideraram que Felipe e Letizia tardaram. Demoraram muito a ir para o terreno para os apoiar.
Sabe-se agora a razão dessa demora de cinco dias: a tragédia aconteceu na quarta-feira, 30 de outubro, e a visita real só se realizou no domingo, 3 de novembro. Os motivos foram avançados pela TVE, a estação pública de televisão espanhola. "A prioridade dos reis é apoiar os afetados, mas não interferir nas tarefas de resgate."
Terá sido isso que terá feito tardar a visita real, pois Felipe e Letizia não viam como prioridade a sua presença, mas sim a ajuda que estava a ser feita no terreno pelas autoridades e pelos voluntários. Não quiseram atrapalhar, é o que se subentende.