'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Sandro Bettencourt
Sandro Bettencourt Por detrás da Câmara

Notícia

Redes perigosas

A Era Digital é absolutamente bem-vinda. Cabe-nos a nós, jornalistas, espetadores e leitores separar o trigo do joio, ter a capacidade de saber escolher a televisão e o jornal que se diferenciam pelo modo como seguem e vertem os seus príncipios editoriais. Eu já escolhi...
22 de março de 2018 às 17:05
Facebook
Facebook

A consolidação da Era Digital aporta, até ver, mais vantagens do que desvantagens para quem informa e ao mesmo tempo gosta de estar a par de tudo o que se passa no mundo.

Hoje, qualquer cidadão pode divulgar o que quiser através das redes sociais e acaba automaticamente por ter acesso a uma ampla audiência. Este é o paradigma que nos rege e sobre o qual devemos refletir; estas são as regras do jogo, que muitas vezes geram confusão sobre o que é, ou não, jornalismo, sobre quem é efetivamente jornalista e como devemos agir de forma coletiva para produzir e consumir informação de qualidade.

Estou na linha da frente a aplaudir a Era Digital, por tudo o que oferece, mas sempre em alerta para as falácias que acompanham a vertigem dos tempos. E é nas redes sociais, fora das redações, que o perigo mais se mascara, sobretudo na forma e no modo como se fazem juízos de valor e se transformam arguidos em culpados absolutos, indignos de terem direito a julgamento formal.

A Era Digital é absolutamente bem-vinda. Cabe-nos a nós, jornalistas, espetadores e leitores separar o trigo do joio, ter a capacidade de saber escolher a televisão e o jornal que se diferenciam pelo modo como seguem e vertem os seus príncipios editoriais.

Por outro lado, e mais importante para o tema que trago à coação, nunca devemos dar como irrefutáveis, sem pestanejar, as informações que entopem o Facebook, o Instagram, o Twitter, o Whats App e tantas outras redes sociais que, dia após dia, vão tomando conta das nossas vidas. 

Eu já fiz a minha escolha para informar e estar bem informado. E você?

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de Por detrás da Câmara

Impossível baixar a guarda!

Impossível baixar a guarda!

Infelizmente basta ligar a televisão ou ler as manchetes dos principais jornais e meios de comunicação online para perceber que as festas ilegais continuam a acontecer de norte a sul do país; que os convívios multinucleares são cada vez mais encarados como autênticas festas de desconfinamento, que o sol, o calor e o mar estão a toldar os sentidos conduzindo-nos para o precipício.
Jornalismo: o "antídoto" para a desinformação

Jornalismo: o "antídoto" para a desinformação

Os jornalistas nunca pararam durante os últimos três meses. Ao lado dos portugueses dignificaram a missão e o compromisso de informá-los ao segundo sobre a Pandemia. Esta crise trouxe consigo a certeza de que a comunicação social é o pilar de qualquer democracia.
Parabéns CMTV!

Parabéns CMTV!

Sete anos depois a CMTV continua na linha da frente com as notícias que marcam a história do país e do mundo. O canal do 'Correio da Manhã' está mais próximo do que nunca dos portugueses na luta contra o Covid-19.
E agora, Ronaldo?

E agora, Ronaldo?

Cristiano Ronaldo vive talvez o maior drama desde que o pai faleceu em 2005. A mãe, confidente e melhor amiga continua internada no hospital depois de sofrer um AVC.
O poder da fé

O poder da fé

Na década de 90 Marco Paulo fintou o destino. A crença, a vontade de viver e servir uma autêntica legião de fãs agarraram-no à vida. Agora não será diferente.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável