
Duas semanas depois de ter chegado ao fim, a oitava temporada de ‘A Guerra dos Tronos’ ainda continua bem presente na memória de milhões de pessoas. São muitos os factores que eternizam a qualidade ímpar desta série e nós, portugueses, também contribuimos para o sucesso da história.
A produção da série da HBO recorreu ao Sound Particles, um software áudio lusitano, para criar o som da Batalha de Winterfell, a maior de sempre da história da televisão e do cinema.
O software da Sound Particles foi desenvolvido por Nuno Fonseca, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Vocacionado para profissionais de som nas áreas do entretenimento, este software utiliza sistemas de partículas por forma a criar facilmente milhares de sons em simultâneo, dando origem a efeitos sonoros de elevada complexidade, e em pouco tempo.
É quase como um software de animação 3D ou de efeitos visuais, mas para aquilo que não se vê mas se ouve. Com o Sound Particles, é possível criar milhares de sons, espalhados por uma área equivalente a um quilómetro quadrado e obter um resultado final muito mais realista e em muito menos tempo.
Ter uma marca portuguesa associada ao sucesso estrondoso de 'A Guerra dos Tronos' traduz-se num feito fabuloso que vai continuar a fazer brilhar muitas produções cinematográficas.
O sotware de som que enriqueceu a guerra entre Homens e os Caminhantes já foi utilizado em filmes como 'Poltergeist', 'A Floresta', 'The Walk: O Desafio', 'Steve Jobs', 'Batman V Super-Homem', 'Tartarugas Ninja: Heróis Mutantes: O Romper Das Sombras', 'O Dia da Independência: Nova Ameaça', 'Caça-Fantasmas', 'Os Sete Magníficos', entre outros.
Parabéns a todos quantos fazem dignificar a nossa Pátria.