
O mundo passou da sigla em Inglês VUCA ("Volatillity", devido às frequentes mudanças; "Uncertainty"), pelo caráter imprevisível dos acontecimentos; "Complexity", pela multiplicidade de fatores que podem surgir interconectados e "Ambiguity", relacionada com situações complexas e pouco claras de compreender) para FLASH.
Tudo é ainda muito mais rápido e prioritário; as mudanças são intensas e momentâneas; os comportamentos são voláteis, inesperados e altamente mutáveis. Tudo como um FLASH de uma câmara fotográfica que aparece, se destaca e desaparece no momento seguinte. Por exemplo, só no Google, a humanidade faz cerca de 40.000 consultas por segundo, o que significa 3,5 bilhões de buscas por dia, substituindo o nosso médico pelo "Dr Google"; ou os utilizadores do Facebook que enviam uma média de 31,25 milhões de mensagens e assistem a 2,77 milhões de vídeos por minuto a cada dia. Tudo se tornou imediato e efémero, pelo que as pessoas e as organizações terão se ser rápidas na adaptação à mudança e constantes nos valores.
O propósito, a confiança, a credibilidade e a responsabilidade ESG (Environment; Social; Governance) serão a constância e solidez que o FLASH vai impor para podermos navegar neste cenário de extrema incerteza. As soft Skills, como a resiliência, respeito pela diversidade, flexibilidade, liderança, capacidade de tomar decisões (e assumir o risco das mesmas) e empreendedorismo serão as competências pessoais e organizacionais necessárias para uma rápida adaptação á mudança. E saber que "temos de nos tornar obsoletos e criar a próxima tendência, antes que os competidores o façam" nunca "agindo com a lógica do passado".
Aliás algo que revista "Flash" fez, quando se tornou exclusivamente digital em 2017, num mundo de revistas de papel. Foi inovadora e arriscou num segmento de lifestyle, moda e beleza, guia dos famosos, que é muito difícil e concorrencial. E teve sucesso, tornando-se líder neste mundo digital, com 286.000 gostos na página do FB ou 59.000 seguidores no Instagram. E conseguiu conquistar vários grupos geracionais (dos millenials até aos +60 activos) e com estilos de vida distintos (desde o desportista, workaholic, luxuoso, zen, sustentável e por aí fora).
Este ano, a revista Flash atinge a maioridade, completando 18 anos de existência, com muitos sucessos e tornando a nossa vida muito mais interessante e as nossas atitudes, valores, preferências e hábitos muito mais coloridos. Parabéns Flash !!!