'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Francisco Moita Flores
Francisco Moita Flores Piquete de Polícia

Notícia

Acusação a Sócrates

As perguntas e os debates fervilham. Não admira. O espectáculo mediático montado em torno deste processo (não esquecer que é a primeira vez que Portugal tem um ex-primeiro-ministro na cadeia) mobilizou todas as atenções.
19 de março de 2017 às 06:00

É o tema destes dias. Será acusado na data imposta pela Procuradora Geral da República? Será o processo arquivado? O atraso deve-se à falta solidez da prova? Quatro anos e meio não é tempo demasiado para investigar um ex-primeiro ministro? Qual deve ser o prazo? Será que ele se abotoou com 23 milhões de euros? Não estaremos perante uma fantasia sem prova que serviu para perseguir por ódio José Sócrates? O Ministério Público abusa dos seus poderes? O juiz Carlos Alexandre é super ou é um mero funcionário do MP sem independência para julgar?

As perguntas e os debates fervilham. Não admira. O espectáculo mediático montado em torno deste processo (não esquecer que é a primeira vez que Portugal tem um ex-primeiro ministro na cadeia) mobilizou todas as atenções para a Acusação que, segundo ordens da PGR, deverá estar pronta dia 17. É certo que o mesmo comunicado, abre a porta à dilatação do prazo, mas este dia ficou fixado como o momento em que todos saberemos de que é Sócrates acusado.

Daí a tremenda excitação que vai pelo País. Porém, nada termina aqui. Apenas é o dia em que, numa linguagem simples, o Ministério Público dirá: ‘Nós acusamos este senhor, e os restantes, por terem cometido este crime, mais aquele, mais o outro. Queremos que sejam julgados por eles’

Não é mais do que isto, aquilo que vai acontecer. É um passo. Não é o fim da acção judicial. A concluir a Acusação, chega a vez da Defesa se pronunciar. Pede a Instrução, presidida por um juiz, uma espécie de mini-julgamento, onde apresentará provas que contradizem aquelas que o MP apresentou. Findo este momento, que levará meses, o juiz decidirá: ‘Bom, há provas mínimas para que haja julgamento ou, então, o MP inventou uma fábula’ Se  for este caso, arquiva. Se decidir pelo julgamento, então, finalmente, o processo será entregue a um colectivo de juízes que decidirá em primeira instancia sobre inocentes e culpados. É coisa para acontecer lá para 2020 ou 2021. Não vale a pena tanta excitação fora de tempo.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de Piquete de Polícia

Agressão com amor

Agressão com amor

Juraram e viveram promessas de amor, fizeram de filhos, construíram vidas e, mais cedo ou mais tarde, começa a agressão.
O inferno

O inferno

Os governos, os sucessivos governos, seja qual for a cor da sua bandeira, passam pelos fogos como cão por vinha vindimada.
Afogamentos

Afogamentos

A esmagadora maioria dos óbitos, ocorridos no mar e em rios, acontece em locais sem controlo de vigilância e sem ajuda.
Absolvição

Absolvição

A tese que defendia que ele [Fernando Valente] assassinara Mónica Silva morreu na sala de julgamento.
A Operação Marquês

A Operação Marquês

Tenho ficado perturbado com os comícios que Sócrates gerou à porta do tribunal.
O ataque nuclear

O ataque nuclear

A ameaça nuclear tem como finalidade, mais do que o eventual uso da bomba, o medo.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável